Essa atividade é indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhado com os 2º, 4º e 5º anos, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo principal orientar o estudante a planejar o texto antes de escrevê-lo de fato.

Algo que para os alunos é bem difícil, esta atividade tem o intuito de facilitar este processo.

É possível utilizá-la com qualquer gênero textual. Pois a maioria deles possui estes elementos elencados. Lembrando que antes de produzir determinado gênero, é necessário que o aluno tenha tido o contato com este. Vamos aos elementos pedidos:


O que? Aqui o estudante deve citar o gênero em si, por exemplo: uma fábula, um conto, um texto informativo, etc.

Quem? São os personagens que participarão da história ou sobre o que meu texto irá tratar, por exemplo: o leão e o ratinho, a branca de neve e os sete anões, a origem do papel, etc.

Quando? Nesse elemento o aluno precisa colocar o tempo em que se passará a sua história, por exemplo: em um dia ensolarada, há muitos anos atrás, nos dias de hoje, etc.

Onde? Se trata do local onde se passa a sua história, por exemplo: em uma floresta, em um castelo, etc.

Problema central- É o clímax da história, por exemplo: o leão fica preso nas redes de um caçador, a Branca de Neve come uma maçã envenenada e cai em sono profundo, uma pergunta que traz uma curiosidade sobre o tema tratado, etc.

Final/Solução- Seria a resolução do item anterior, o problema central.


Após o planejamento, o estudante escreve a história em si, colocando todos os itens elencados, conectando-os de forma a dar vida ao seu texto. Faz-se a correção e o aluno "passa a limpo" seu texto, seja em outra folha, ou digitando em um computador.

Com o hábito de sempre realizar esta atividade antes das produções de textos, os estudantes passam a realizar esse planejamento de forma automática, tornando suas produções mais ricas e criativas, além de conter os itens necessários para um bom entendimento de seu texto.



HABILIDADES:

EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF15LP06- Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07- Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade